Instituto Pensar - “Defesa da democracia”: socialistas apoiam adiamento de eleições 2020

“Defesa da democracia”: socialistas apoiam adiamento de eleições 2020

por: Nathalia Bignon 


PEC que formalizou adiamento das eleições foi promulgada nesta quinta

A decisão da Câmara de aprovar o adiamento das eleições de outubro para novembro em razão da pandemia do novo coronavírus foi comemorada por integrantes do PSB. Na noite de ontem, o Plenário da Casa aprovou em dois turnos de votação a proposta de emenda constitucional (PEC), já promulgada na manhã desta quinta-feira (2).

Com o adiamento, as convenções partidárias para definição dos candidatos aos cargos de prefeito e vereador, que ocorreriam entre 20 de julho e 5 de agosto, agora ocorrerão na primeira quinzena de setembro.

A campanha eleitoral de fato, com pedido de votos, começará em 26 de setembro, ao invés de 16 de agosto. O primeiro turno mudou de 4 de outubro para 15 de novembro e, nas cidades onde houver segundo turno, ele será realizado em 29 de novembro. A diplomação dos eleitos ficou inalterada, mantida no dia 18 de dezembro, assim como a posse em 1º de janeiro de 2021.

"Em defesa da saúde de todos e da democracia, aprovamos a PEC que adia as eleições para novembro. Precisamos garantir condições seguras para que TODOS possam exercer o direito ao voto!”, disse o líder do PSB na Casa, deputado Alessandro Molon (RJ).

Prazos

Diante dos prazos legais para habilitação das siglas – no sábado (4) já acabaria o prazo para que servidores públicos em cargos comissionados deixem seus cargos para concorrerem nas eleições municipais –, o posicionamento da liderança foi seguido pelos demais representantes do partido. Com o adiamento, essa data irá para 15 de agosto.

"Seguindo a orientação dos especialistas e atento a grave pandemia que enfrentamos, votei pelo adiamento das eleições, que ocorrerão em 15 e 29 de novembro. A Saúde em primeiro lugar, sempre!”, afirmou o deputado Aliel Machado (PSB-PR).

Pensando no impacto que o pleito poderia gerar nos pequenos municípios, Gervásio Maia (PSB-PB) declarou que a prorrogação é a melhor solução diante do aumento de casos da doença no país. "A pandemia avança em cidades menores, e, segundo especialistas, ainda não atingiu o pico. Realizar um pleito nesse momento poderia prejudicar as ações de saúde”, ressaltou o deputado.

"Votei com a ciência, votei sim na Câmara dos Deputados ao adiamento das eleições municipais 2020. É uma questão de saúde pública e que vai fortalecer nossa democracia. A medida vai permitir uma campanha igualitária e a participação mais segura dos eleitores nos dias 15 e 29 de novembro”, completou o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP).

A opinião também foi seguida pelo deputado Júlio Delgado (PSB-MG). Não há clima, nem segurança para realizar o pleito em outubro. Os cerca de 40 dias de espaço, previstos no atual texto, darão fôlego para tentarmos reduzir a contaminação”.

Apelo dos brasileiros

Felipe Carreras (PSB-PE) também fez questão de destacar o apelo vindo dos brasileiros. "Ouvimos a maioria dos eleitores e votamos a favor da PEC do adiamento das eleições, que acaba de ser aprovada na Câmara. Uma medida de saúde e segurança aos eleitores que irão às urnas nos dias 15 e 29 de novembro”, informou o parlamentar.

Já o deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) recordou escalada de mortes de brasileiros para a doença para reafirmar seu posicionamento. "Medida necessária em razão da pandemia que, tragicamente, já levou à morte mais de 60 mil pessoas”, lamentou.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: